1

BUKAN

A maior e mais antiga escola de Krav Maga,
conheça a história dessa escola que traz consigo um legado e uma tradição.

Em 19 de setembro de 1977 Imi lichtenfeld criador do Krav Maga, entregou para Yaron Lichtenstein as chaves da sua escola na cidade de Tel Aviv, que mais tarde passaria para a cidade de Revohot – Israel, essa era uma forma de Imi dizer: Passo as chaves do meu dojo, para meu sucessor!

No dia seguinte, Imi se aposenta oficialmente de seu ofício e passou a frequentaro dojo somente aos sábados.

Na foto podemos ver Imi Lichtenfeld treinando com seu aluno Yaron Lichtenstein.

O número de aluno de Krav Maga em Israel aumento de forma extraordinária, e atendendo à um pedido de Imi, Yaron passou a lecionar na escola de treinadores do Instituto Wingate, sendo o primeiro a faze-lo e tornando o Krav Maga uma modalidade e arte marcial do Estado de Israel pela primeira vez em sua história.

Yaron chegou a lecionar Krav Maga por dois anos para o Serviço Secreto de Israel, devido aos esforços de Imi e Yaron o Krav Maga crescera em Israel, mas ainda não havia nenhum livro diretamente sobre o Krav Maga, por esse motivo, em 1988 Yaron juntamente com Imi lançam o primeiro livro “Krav Maga – Guia de Defesa Pessoal”, no ano de 1990 Imi deu a Yaron o Sexto Dan.

No ano de 1989 a primeira delegação de instrutores e alunos de Krav-Maga, com dezenas de integrantes Yaron embarcou para a Holanda com o objetivo de difundir o Krav-Maga fora de Israel. Assim foi feito o primeiro passo para a expansão do Krav-Maga mundo à fora. Nesse mesmo ano Boaz Hagai, o primeiro aluno do Yaron a receber faixa preta levou o Krav maga para o Japão, sendo o pioneiro na terra do Sol Nascente.

O segundo Livro foi lançado em 1994 – “Krav-Maga – O Poder, O Mistério, A Verdade” – Ambos os livros foram lançados em Hebraico.

 A Escola Bukan cresceu no propósito que foi criada, espalhar o krav maga pelo mundo, inicialmente a escola foi para Japão, Romênia, Holanda, Austrália, Canadá, hoje a Bukan encontra-se em mais de 20 países no mundo, entre eles o Brasil.

Em 1 de Agosto de 1994, Imi lichtenfeld deu a Yaron o Grau de de Faixa Preta Nono Dan e o tí­tulo de Grão Mestre do Krav-Maga. Ninguém além do Yaron recebeu do próprio Imi igual ou maior graduação.

Mais do que difundir o Krav Maga pelo mundo, a escola Bukan carrega consigo um legado. Ensinar o Krav Maga original sem modificações, o krav Maga como foi criado, puro, sem misturas; Yaron sempre diz: Uma arte marcial não pode ser mudada, ninguém tem o direito de modificar a arte do criador, pois se uma vez assim o fizer, o que estará sendo ensinado não será mais krav maga, mas uma outra coisa, pode ser qualquer coisa que a mente humana seja capaz de criar, ou seja, você poderá estar aprendendo tudo, menos Krav Maga, a arte marcial Israelense criada por Imi Lichtenfeld.

Com a expansão do Krav maga pelo mundo por outras pessoas não tão bem intencionadas, que modificam a arte por livre e espontanea vontade, foi que Yaron resolveu deixar registradas as técnicas originais do Krav Maga criado por Imi. Em 2007, com cooperação de seu filho Rotem Lichtenstein (6° Dan) foi lançado o livro A Bíblia do Krav Maga, com técnicas de todas as faixas do Krav Maga e parte do material escrito por Imi. Em 2015 Yaron e Rotem lançam The Golden Book of the Krav Maga.

Venha treinar conosco e fazer parte de uma tradição histórica.